lunedì 23 maggio 2011
Grande Oriente Lusitano .
Mensagem
do Grão-Mestre do Grande Oriente Lusitano – Maçonaria Portuguesa
O Grande Oriente Lusitano – Maçonaria Portuguesa é a mais antiga e representativa obediência maçónica portuguesa.
Fundado em 1802, esteve nas origens da Revolução Liberal de 1820 e da Revolução Republicana de 1910.
Forçado à clandestinidade pela Ditadura de Salazar, resistiu até ao limite das suas forças às perseguições de que foi vítima.
A Revolução de 25 de Abril permitiu-lhe recuperar parte do seu património e reorganizar-se na sociedade portuguesa, atraindo novas gerações de cidadãos, participantes activos na defesa e difusão dos seus valores.
Legítimo depositário entre nós da preciosa herança da tradição maçónica universal, tem vindo a afirmar-se com força crescente no novo Portugal democrático, ciente do seu papel insubstituível na construção de um país mais livre, mais justo e mais fraterno.
Ler mais | Topo | Voltar atrás
António Reis
dados biográficos do Grão-Mestre do Grande Oriente Lusitano – Maçonaria Portuguesa
Nasceu em Lisboa em 1948, foi eleito Grão-Mestre do Grande Oriente Lusitano – Maçonaria Portuguesa em Junho de 2005.
1.Actividades Cívicas
Militante activo da Oposição Democrática ao regime salazarista, dirigente do movimento estudantil, co-fundador do Partido Socialista e redactor da Revista Seara Nova (1969-1974).
Como oficial miliciano, participou na preparação e execução da operação militar que pôs termo à Ditadura em 25 de Abril de 1974, tendo integrado o destacamento da E.P.A.M. (Escola Prática de Administração Militar) que ocupou os estúdios da RTP.