Widget ultimi articoli con miniature

lunedì 23 maggio 2011

O GOL na Presidência do CLIPSAS.


António Reis, Grão-Mestre do Grande Oriente Lusitano-Maçonaria Portuguesa, foi eleito no dia 21 de Maio, em Estrasburgo, Presidente do CLIPSAS por unanimidade e aclamação durante a Assembleia Geral desta organização maçónica.



Na véspera as delegações da Obediências presentes fizeram o balanço dos 50 anos deste Centro de Ligação criado nessa mesma cidade, em 1961, com o objectivo de reunir os maçons de todo o mundo que recusam o dogmatismo e que reivindicam a absoluta liberdade de consciência.

A próxima Assembleia Geral do CLIPSAS em 2012, realizar-se-á em Marrocos e o tema a debater será “Os Jovens e a Maçonaria”.

Após um período de crise, o CLIPSAS, com o regresso de grandes Obediências como o Grande Oriente de França e o Grande Oriente da Bélgica, ganhou nova pujança. Nesta Assembleia Geral foram admitidas mais Obediências: a Grande Loja da Bélgica, a Federação Belga de Lojas-Lithos, a Grande Loja Liberal da Áustria, o Grande Oriente da Catalunha, a Grande Loja Unida do Líbano e a Grande Loja Oriental do Peru.

Actualmente o CLIPSAS reúne 71 Obediências, de 41 países, o que responde a cerca de 100 000 maçons trabalhando em vários continentes.

Depois do GOL já ter ocupado uma Vice-Presidência, na pessoa do Grão-Mestre Adjunto Eugénio Monteiro, que terminou agora o seu mandato, a eleição do Grão-Mestre António Reis como Presidente constitui um facto que prestigia a nossa Obediência e de que se devem orgulhar todos os seus membros.

Foram eleitos Vice-Presidentes: o antigo Grão-Mestre do Grande Oriente da Bélgica, Bertrand Fondu, o Grão-Mestre Adjunto da Grande Loja de Itália, Marco Galeazzi, e o antigo Grão-Mestre da Grande Loja de Língua Espanhola dos EUA, René Molina. Foi ainda eleito Presidente Honorário o Ilustre Irmão Marc-Antoine Cauchie, do Grande Oriente do Luxemburgo, que terminou agora as suas funções executivas.

Sublinhe-se que tanto os trabalhos do Colóquio como a Assembleia Geral decorreram na maior fraternidade. As delegações presentes foram saudadas no Colóquio e depois num jantar de gala, realizado no Palácio de Rohan, pelo Sénateur-Maire da capital alsaciana.

A próxima Assembleia Geral do CLIPSAS em 2012, realizar-se-á em Marrocos e o tema a debater será “Os Jovens e a Maçonaria”.